quinta-feira, 9 de outubro de 2014

PROJETO DE APRENDIZAGEM


TEMA: INSETOS

TURMA: PRÉ

PROJETO: PEQUENOS INSETOS, GRANDES DESCOBERTAS.


JUSTIFICATIVA

O projeto "Pequenos insetos , grandes descobertas!", surgiu do interesse da turma em saber mais sobre os casulos, pois durante a pracinha encontramos um e a partir daquele dia esse se tornou um mascote da sala, onde observamos a lagarta que por sua vez saiu do casulo aguçando a curiosidade das crianças.
Esse tema abrangerá diversos insetos do interesse do grupo, propondo momentos de pesquisa e de aprofundamento científico, buscando integrar a natureza e a preservação desses pequenos animais que são importantes para mantes o equilibrio no nosso ecosistema.

OBJETIVO GERAL

Conhecer as características dos insetos e como vivem na natureza, reconhecendo a importância  e a preservação da mesma, refletindo sobre as causas e consequências do ser humano no meio ambiente.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Linguagem da natureza e sociedade:

  •   Explorar o ambiente, para que possa se relacionar com pessoas, estabelecer contato com pequenos animais, com plantas e objetos diversos, manifestando curiosidade e interesse.
  •   Interessar-se e demonstrar curiosidade pelo mundo social e natural, formulando perguntas, imaginando soluções para compreendê-lo manifestando opiniões próprias sobre os conhecimentos, buscando informações e confrontando ideias.
  •   Estabelecer algumas relações entre o modo de vida e características dos insetos.
Linguagem da musicalidade:

  • Ouvir, perceber e descriminar eventos sonoros diversos, fontes sonoras e produções musicais.
  • Brincar com a música, imitar, inventar e reproduzir criações musicais.
  • Cantar sozinho e em grupo.
Linguagem do movimento e da percepção corporal:

  • Utilizar movimentos finos em atividades mais complexas.
  • Saber localizar-se: dentro e fora, embaixo, em cima, perto, longe, esquerda e direita.
  • Ampliar as possibilidades expressivas do próprio corpo, utilizando gestos diversos e ritmo corporal nas suas brincadeiras, danças, jogos e demais situações de interação.
Linguagem das artes:

  • Interessar-se  pelas próprias produções e pelas diversas obras artísticas.
  • Produzir trabalhos de arte, utilizando a linguagem do desenho, da pintura, da montagem, da colagem, da construção, desenvolvendo o gosto, o cuidado e o respeito pelo processo de produção e criação.
  • Utilizar diversos materiais a fim de facilitar a de desenvoltura da coordenação motora fina.
Linguagem oral e contato com o mundo letrado:

  • Participar de variadas situações de comunicação oral, para interagir e expressar, interessar-se pela leitura de histórias, mesmo que seja leitura de imagem.
  • Familiarizar-se aos poucos com a escrita por meio das participações em situações que ela se faz necessária.
  • Ampliar gradativamente suas possibilidades de comunicação e expressão, mostrando vários gêneros orais e escritos.
  • Começar a narrar e registrar fatos e experiências.
  • Verbalizar ideias, sugestões e respostas para os problemas levantados.
  • Saber elaborar perguntas e respostas coerentes.
Linguagem espaço-temporal e lógico matemático:

  • Estabelecer aproximações a algumas noções matemáticas, presentes em seu cotidiano, como contagem, relações especiais e etc.
  • Reconhecer e valorizar os números, as operações matemáticas, as contagens orais e as noções espaciais como ferramentas necessárias no seu cotidiano.
  • Identificar dias da semana partindo da própria rotina.
  • Ter contato com o calendário e demais situações que envolvam matemática.

RECURSOS

PASSEIO
IMAGENS
GRAVURAS
MATERIAIS DE SUCATA
MATERIAIS DIVERSOS
ENTREVISTAS
PESQUISAS
LIVROS
INSETOS PARA OBSERVAÇÃO
EVA
FOLHAS COLORIDAS
ALGODÃO
BARBANTE
SLADES
COLA COLORIDA
TINTA E PINCÉIS
NÚMEROS E LETRAS DE EVA
QUADRO NEGRO E GIZ
RÁDIO, CDS E MÚSICAS
BOLA
CORDAS
JOGOS

AVALIAÇÃO
Essa ocorrerá ao longo do projeto, sendo feita através de portfólios contínuo e parecer descritivo, acompanhando o crescimento do grupo e individual de cada criança.


CULMINÂNCIA: MOSTRA DE TRABALHOS E APRESENTAÇÃO DE UM TEATRO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário